Diretoria Colegiada do Sintect-Cas se solidariza com os familiares de trabalhadores ecetistas que faleceram por Covid 19

 

Como é do conhecimento de todos os trabalhadores da base do Sintect-Cas, desde o início da pandemia de Covid 19 que a Direção do sindicato junto com o Departamento Jurídico acionou o MPT (ministério público do trabalho) em defesa de todos os trabalhadores, fato este que gerou o Protocolo de Medidas de Prevenção à Covid 19 (CORONAVÍRUS), mas mesmo assim, devido a negligência da empresa em aplicar tais medidas vários trabalhadores ecetistas e familiares vieram a óbito neste período.

Infelizmente toda semana recebemos notícia do falecimento de trabalhadores dos Correios ou familiares vitimados pelo coronavírus e por ser uma grande quantidade não temos como descrever o nome de todos aqueles que se foram, mas deixamos aqui a nossa solidariedade a toda a Família Ecetista.

A Diretoria do Sintect-Cas mais uma vez chama a todos os trabalhadores ecetistas a adotarem todas as medidas de prevenção e que cobrem dos gestores o cumprimento correto de todas as medidas apresentadas e caso não haja o cumprimento que denunciem ao Sindicato, pois somente assim poderemos forçar a empresa a agir corretamente e se necessário levarmos mais uma vez a denúncia do descumprimento às autoridades competentes. Ressaltamos também que por se tratar de uma situação de pandemia cabe a todos nós sermos responsáveis tanto pela nossa  própria saúde assim como também pelas dos demais companheiros de trabalho e familiares e por isso faz-se necessário o compromisso de todos os que apresentarem sintomas ou tiverem contágio por coronavŕus  avisarem de imediato aos trabalhadores da unidade para que os mesmos possam tomar as ações necessárias.

Abaixo as principais medidas a serem adotadas segundo o Protocolo de Medidas de Prevenção à Covid 19 (Coronavírus),  da ECT:

Estou com suspeita de Covid ou testei positivo.  O que devo fazer?

1 – Se você está com sintomas de COVID ou teve contato próximo com alguém que testou positivo, dirija-se ao médico e pegue o atestado correspondente (pelos sintomas ou pelo contato com contaminado, quando o médico lhe afastará em quarentena). Faça o teste de COVID.

2 – Encaminhe o atestado em até 2 dias ao seu gestor. Pode ser via e-mail da unidade ou através de alguém que leve esse documento pra você. Fique isolado no período determinado pelo médico. Caso você tenha mandado o atestado pelo e-mail, não esqueça de apresentar o atestado original ao gestor imediatamente quando você retornar ao trabalho.

3 – Você que testou positivo também faça a mesma coisa, encaminhe o atestado à unidade e fique em isolamento. Tanto se você já testou positivo, quanto se você está com suspeita, aguardando o resultado do exame, avise seu gestor e o Sindicato, quem são os colegas de trabalho que têm contato mais próximo com você.

4 – Se você teve contato próximo com seu colega que testou positivo ou que está afastado com suspeita de COVID, contato frequente na rotina de trabalho na distância de 1 metro desse colega, dirija-se ao atendimento de saúde, explique a situação e peça a realização do teste. Informe ao seu gestor, via whatsapp ou e-mail da unidade, que você teve contato com o contaminado ou sob investigação de contaminação, e encaminhe ao gestor imediatamente o atestado caso o receba do médico que lhe atendeu.

5 – Sempre que tiver qualquer sintoma, aguarde o resultado do teste em casa, e em caso de ser negativo, retorne ao trabalho, encaminhando cópia do resultado do teste à unidade e ao Sintect-Cas;

6 – Todos os trabalhadores da unidade devem exigir, caso algum trabalhador saia em isolamento por confirmação ou suspeita de contaminação, que sejam paralisadas as atividades para higienização do local. Caso isso não seja feito, comunique imediatamente o Sintect-Cas;

7 – Cobre do seu gestor a adequação dos espaços na unidade de trabalho, para que seja respeitada a distância de pelo menos 1 metro entre os postos de trabalho. Caso não seja respeitado, informe imediatamente o Sintect-cas.